�Quem no decorrer de sua existência não pensou alguma vez em desistir em algum ambiente paradisíaco chegada a hora da aposentadoria? O que anos atrás poderia ter sido apenas um sonho é na atualidade uma expectativa muito real se investiga bem. A circunstância económica mundial, os avanços tecnológicos e as comunicações estão fazendo aflorar países e lugares onde poder viver um retiro de sonho melhor que a apreciada costa espanhola.
Não se trata de ter um volumoso bolso, mas sim de alimentar o espírito aventureiro e torná-lo realidade, no momento em que a idade ainda permite. E segundo todos os especialistas, “entre os 65 e os 80 anos, mantém-se ainda um nível de autonomia muito interessante, se não têm dificuldades de saúde ou mobilidade.
É um ciclo grande o bastante pra pretender divertir”, resume Antoni Salvà, presidente do Institut de l’Envelliment da Universitat Autònoma de Barcelona (UAB). O sonho deixa de sê-lo desde o instante em que uma pensão vitalícia fornece para bem mais em outro nação. “As pessoas aqui não se coloca ainda se aposentar fora. Muitos dos que emigraram de tua comunidade estão de volta pra ela, regressar às suas raízes, ao povo, em razão de talvez lhes seja ainda mais barato se aposentar lá”, analisa Salvà. Todavia, reconhece que “a mobilidade nas férias que têm as pessoas de quarenta anos ou sessenta e cinco não têm nada que observar. Os adolescentes de hoje, que têm um exigente no bolso partem pra viagem.
Essas pessoas de quarenta anos, que daqui a 25 anos são os novos aposentados, será uma geração muito desigual, com menos dificuldades e medos pra comparecer por o mundo todo, mais aberta para o inexplorado”. A revista International Living, leva trinta anos olhando para os americanos e canadenses dos melhores lugares do universo onde se aposentar.
O índice anual Global Retirement efetuado na revista International living situa a nação o número um do ranking de 2011, pela combinação de preços, o clima, a cultura e programas de descontos pros aposentados. Concretamente é um dos países da América Latina que mais tem apostado por tornar-se um centro de referência pros aposentados do mundo com a constituição de respeitáveis áreas residenciais com todas as comodidades e facilidades. Como esta de a Espanha, a França ocupa a todo o momento um dos primeiros lugares no ranking mundial dos países onde se aposentar, além de tudo, pela característica de vida e o seu ótima sistema de saúde.
- Dez O Governo e As Artes
- se estreia como técnico, em janeiro
- um Vida 1.Um Primeiros anos
- Keil, C., & Feld, S. (1994). Music Grooves. Chicago and London: The University of Chicago Press
- Apostas: Vettel, favorito número um do Mundo
por esse caso, alguns acrescentam a Belize e nas Ilhas Virgens dos Estados unidos, já que embora tenham o inglês como língua oficial, têm uma forte presença do português e da cultura latinas. Em nenhuma acepção se adicionam os países de língua latina, não obstante o indicado pra Belize e nas Ilhas Virgens dos EUA.
Estes países não incluídos são o Suriname, a Guiana e os países do Caribe de língua inglesa e holandesa. No jargão internacional geopolítica é comum usar o termo composto América Latina e o Caribe para escolher todos os territórios do Hemisfério Ocidental, que se estendem ao sul dos Estados unidos, incluindo os países anteriores.