Nesta terça-feira, coincidindo com o centenário do nascimento do fundador da Magnum, Robert Capa, a Fundação Canal apresentou uma mostra do serviço que, algumas vezes, é considerado como a agência fotográfica mais interessante do mundo. Trata-Se de Magnum’s First, a primeira exibição coletiva que, em 1955, Magnum, organizou-se como agência e que, após quase 50 anos desaparecida, foi encontrada em 2006 em suas embalagens originais em lojas do Institut Français de Innsbrück.
Os relatórios abrangem intencionalmente assuntos muito diferentes, que irão desde momentos históricos até uma superprodução hollywoodiana, com o final de dizer que os princípios da agência podem ser aplicados a cada situação. Cartier-Bresson dá um mítico portfolio de fotografias, a fiel testemunha os últimos dias da vida de Mahatma Gandhi e o teu funeral. Robert Capa, popular por causa de seus condenados a imagens de batalha e morte, retrata uma dança cantada durante um festival vasco em Biarritz (França) referindo-se ao restabelecimento da paz em uma localidade castigada ao longo da Guerra Civil Espanhola.
Bischof retrata moças peruanos com instrumentos típicos ou um sacerdote xintoísta no pátio de um templo. Marquis apresenta momentos íntimos e cenas da existência cotidiana pertencentes à viagem que fez a Hungria em 1954, próximo a sua esposa, Susie Fisher, cujas imagens foram publicadas no The New York Times Magazine.
A reportagem de Riboud a respeito de Dalmácia, abundante em folclore, termina de forma simbólica e deslumbrante com a imagem de um retrato de Tito, o Chefe de Estado Jugoslavo, no momento de ser divuelto pro seu blog depois de um comício.
As fotografias de Ernst Haas, que recolhem os defeitos por que teve de transpassar as filmagens da superprodução hollywoodiana de 1955 Terra de faraós, dirigido por Howard Hawks, fornecem um contraponto a todos os relatórios anteriores. O calor, tempestades de areia e o mês de jejum do Ramadã transformou as filmagens numa tortura pros quatro 1000 figurantes.
apesar da diversidade de focos e abordagens, a apresentação reflete a amplo afinidade que existe entre os fotógrafos, que, sem recorrer a processos automáticos ou digitais, põem de manifesto o espírito que se ocultava por trás da agência. O artista selecionou estas imagens simbólicas com o objetivo retornando a paz numa localidade ainda ferido na Guerra Civil. Camada toma as fotografias a partir de uma posição muito baixa, provavelmente com um joelho em terra, pra ampliar o drama e o embate de cada cena. Dela se dizia que tinha a qualidade de fotografar sempre o que avenida, contudo com um olho no objeto do retrato e o outro na alma do retratado.
O retrato de Lady Eveleigh Nash em Buckingham Palace Mall acabaria sendo a obra mais reproduzida de Morath. As imagens foram feitas pra um relatório publicado em 1953 pela revista Holiday. O diretor Howard Hawks pensou primeiramente em Camada, que recusou o pedido. Então recorreu a Ernst Haas.
- 23 Iblis the Dark
- Manitoba (Canadá)
- Esta quinta-feira que se cumpram os duzentos anos do nascimento de Herman Melville, autor de ‘Moby Dick’
- HDR PhotoStudio
- Tim Cook volta ao palco pra mostrar o… o Apple Watch
- 22: Francisco I é o primeiro Papa latino-americano
- 4 Revolução norte-Americano
Haas praticava a fotografia quase quebrando todas as regras acadêmicas: disparou contra o sol e fora de questão para jogar com os reflexos e texturas, e ainda exerceu a fotografia documental, em cada imagem há uma visão pessoal. Lessing tem recebido inúmeros prêmios e é filiado da Comissão Internacional de Museus da UNESCO e do CIDOC, sua divisão de dicas. Lessing reside em Viena.
Durante o banquete de boas-vindas no começo de cada ano escolar, o Chapéu é inserido na cabeça de cada aluno de primeiro ano. O Chapéu anuncia a tua escolha em voz alta, e o estudante se une à moradia selecionada.