O novo livro de Mohamed Chukri (68), “Rostos, amores e maldições”, conclui a sua trilogia sobre a não – che tangerina, que define como “um velho decrépito, obesos, repugnante e coberta de caralho. Tornou-se selvagem e neste momento não inspira calma”.
Não estranha que o autor susci – se o ódio integrista. D na Comunidade de Madrid equivale a 1,6% do PIB, face a 1.1% dedicado a Catalunha 1 Programação Tv oito Filmes 10 Pessoas 12 Passatempos 14 Agenda 15 Tempo 16 A VANGUARDA DIGITAL Lasnoticias encasa. Paris, Washington, Moscovo, Londres, Berlim, Roma, México, Bruxelas, Viena.
Essa rede que formou com os cabos que foi comprando chamou Multicanal. Em 1993, Ela prontamente havia projetado pra ter um segundo mandato presidencial, ocorrência que a Constituição não permitia. Clarín e La Nación se opuseram abertamente a uma modificação da mesma. Foi logo que o Secretário de Mídia, Raúl Burzaco argumentou “Clarín quer virar Carlos Menem”. Em junho desse ano, o Clarín publicou uma procura em que a cunhada do presidente estava envolvida pela lavagem de dinheiro proveniente do tráfico de drogas ilegais.
- Três Manipulações e viés
- 4 Zona de mudança entre o clima mediterrânico e atlântico
- Do Bosque chama a Mata e Riera e deixa de fora Joãozinho
- 189 boas Festas e Votos de um Bom Ano a um amplo artista
No dia seguinte Clarín dedicou as suas primeiras quatro páginas a responder ao presidente e ao contestar a acusação de oligopólio informativo. Mostrou um mapa de mídia, que se mostravam outros grupos empresariais (apesar de que nenhum de teu peso). Governo, como acontece em todos os países do mundo. Mas estourou o Swiftgate e essa lua-de-mel, concluiu.
E a partir deste instante Ela começou a retrair. Algumas pessoas que estão ao teu redor estão tentando convencê-lo de que a sua principal inconveniente pra ser relecto é a imprensa, e que esta não é conveniente, desta maneira não é um projeto para regularla e tomar decisão sobre isto delas. O presidente disse à imprensa, enviando ao Congresso um projeto de lei que se intensifica as penas para os crimes de calúnia e injúria.
Os meios a chamaram de “lei mordaça” e “Clarín” opôs-se abertamente a mesma. A conexão entre o Governo e o Clarín não estava quebrada. Os jornalistas do jornal eram recebidos por funcionários de todos os níveis e obtinham sugestões. Tanto Magnetto como Ernestina assistiam às jantares protocolares de término de ano que se faziam no Oliveiras.
Ao longo do escândalo da venda de armas ao Equador e à Croácia Clarín explodiu seu perfil investigador, ganhou prêmios internacionais e foi classificada como controlador do poder público: passou de ser um jornal crítico de um jornal de oposição. Para esse momento, as pesquisas colocavam aos jornalistas no mais grande da consideração pública. A política e a Igreja Católica estavam desacreditadas, como organizações, pelo que a única reserva moral do nação era a imprensa independente. Eram procuradores, juízes e heróis frente ao poder do Governo. Em 1996 Menem havia projetado tentar aceder a um terceiro mandato consecutivo. Sabia que teria oposição do Clarín.
Foi assim que o secretário-geral da presidência, Alberto Kohan, veio a Menem uma “estratégia de guerra” contra o Clarín, atacá-lo onde mais dói: no mundo dos negócios. Apresentou-se um grupo de empresários dispostos a formar uma holding de mídia superior e mais robusto que o Clarín e o serviço da rereelección pretendida pelo presidente em 1999. Tratava-Se do Citicorp Equity Investments. Suas faces eram perceptíveis Richard Handley e Raúl Moneta. O CEI, no momento de iniciar o seu projeto, tinha 30% das ações de Multicanal. As assembléias, que até este instante tinham sido cordiais, se elaboraravam em um ambiente hostil.
A aquisição de canais de televisão, todos de Buenos Aires, foi ilegal, em razão de por lei não é permitido que um proprietário tenha mais de um canal por território. Tentou adquirir o jornal O país. Handley e Moneta se reuniram muitas vezes com Julio Saguier (filho), o presidente do diretório, no entanto, enfim, não foi comercializado. Salvo pelo motivo de não conseguiu adquirir um jornal, CEI Citicorp Holdings, imediatamente é praticamente um conglomerado multimídia que está em vias de ser tão ou mais robusto que o Grupo Clarín. Por trás do CEI está Menem com dois projetos: um de máxima, por chamá-lo de algum jeito, que é alcançar a reeleição, se dão as condições pra essa finalidade.