Sergio Canais chamou ‘O Formigueiro’, como convidado, pra ver outra vez sua temporada no Real Betis. O futebolista e Pablo Motos falaram de futebol, de família e, como não, do casamento de Sergio Ramos e Pilar Rubio, que continua dando o que expressar. No decorrer da entrevista, riram e fizeram confissão, várias anedotas que até neste momento não tinham saído à iluminação. Enquanto o convidado aproveitava pra expor (e elogiar) e o teu companheiro de guarda-roupa José, Canais confessou que aceitar o computador é alguma coisa “impressionante”: “Se alegra o dia. Chega e começa a dançar, sem música nem sequer nada”. Aproveitando que saiu o teu nome, Paulo Motos lembrou em estúdio, uma perspectiva que o vinho lhe fez no casamento real, e a colaboradora de ‘O Formigueiro’.
Caridade Mercador em uma excursão campestre, junto de inúmeros correligionários da SFIO, entre os quais se encontravam o próprio Pivert e sua filha Jacqueline. Eitingon teria estado na China, a França e a Alemanha, antes de ser destinado à Espanha. Por todo o caso, no começo da década de 30, Caridade tinha chegado ao Partido Comunista Francês (PCF) e, de acordo com Levine, atuava como correio da Internacional Comunista e, talvez, do NKVD. Caridade gostava de descrever aos seus mais próximos, como Maurice Thorez —secretário-geral do PCP—, Jacques Duclos e outros dirigentes comunistas franceses se comportavam-se pela cama. Também nesta mesma data, mais um menos em 1930, Monterrat fugiu do internato em que estudava, em Barcelona, e foi residir com sua mãe para a França.
Ingressou no partido comunista francês e lá conheceu André Marty, de quem seria o secretariado, logo em seguida, no decorrer da Guerra Civil Espanhola. Ao proclamar-se a República em Portugal, em 1931, o João voltou a Barcelona, onde ele conseguiu um emprego no hotel Ritz. Durante esse tempo, o João agora foi militante comunista —tal como mostrou a seu irmão Luís, em 1935, à volta a Portugal de sua mãe, era um comunista convicto desde há vários anos. Por sua parte, Caridade teve dificuldades com a polícia francesa, que lhe proibiu residir em Paris, então, mudou-se para os arredores de Bordéus.
- Anda como seu pai, todavia o seu começo, isto de os automóveis foram diferentes…
- Não foi por acaso (1990)
- Os faíscas de Mercedes
- por Trás de todo homem que triunfa… há uma mulher apanhada
Em 1935, foi preso e, segundo lhe mostrou Luis, os policiais irão propinaron uma brutal espancamento, fruto da qual perdeu a visão durante 15 dias. Em seguida foi expulsa do país. Em junho de 1935, carlos foi preso por tua militância comunista. Partido socialista da Catalunha (PCC), a minúscula ramo catalã do PCE, em que já jogou teu filho Ramon.
Barcelona como resposta para os Jogos Olímpicos de Berlim. Luis falou que, durante aquela época, em que vivia com seu pai, parecia duvidosamente a Caridade. Na madrugada de dezoito para dezenove de julho de 1936, ocorreu a revolta da guarnição de barcelona. Mercador, com a roupa feita em farrapos no entanto sublime na sua ardente fé. —a história apareceu também publicado em vince e seis de julho, na Dèpêche de Toulouse—. Após o fracasso da revolta em Barcelona, envolveu-se ativamente na organização das primeiras colunas que se formaram na cidade para diminuir os revoltosos. Trueba-Do Bairro, montada por militantes comunistas.
Montserrat e teu genro, Jacques Dudouyt, chegaram à Espanha como voluntários —Montserrat trabalhou como secretaria de André Marty, que dirigia com mão de ferro das Brigadas Internacionais. Lisboa, pertencente ao sector da coluna Durruti—. A metralha lhe produziu onze feridas, várias delas bastante graves, assim teve que ser evacuada pra Espanha, onde foi operada e curou suas feridas.
Embora se recuperou quase inteiramente, ficaram-lhe algumas sequelas crónicas, como uma doença intestinal. Oito semanas após ser ferida pela frente, Caridade saiu do hospital. A propaganda comunista se empregou-se a fundo pra transformá-la no modelo de combatentes antifascistas catalãs, referindo-se a ela como “a Paixão catalã” ou “a Paixão de Catalunha”. Caridade Mercador, com grandes exagerações e elogios: “Anarquista diversos anos, practicadora da ação direta como única ação, anúncio especial do atentado e paroquiano da bomba, chegou ao marxismo por uma lenta e firme convicção. Quando encontrou a verdade, se ela entrou com paixão carnal. O mais deslumbrante é a calma decisão que marcha pra morte certa.